quinta-feira, maio 26, 2022

Jogos analógicos

(Matéria publicada originalmente na edição de Vanilla de abril/maio de 2017)

Fotos: Helmuth Kühl

O ano era 1994. Alguns amigos do colégio se reuniam todas as noites de sexta-feira para jogar RPG (Role-playing game), um tipo de jogo muito mais colaborativo do que competitivo. O estilo é, hoje, bastante conhecido dos gamers, mas há 23 anos não tinha nada dos gráficos de Warcraft, Diablo ou Final Fantasy: eles eram compostos de peças, livro, cartas e tabuleiro.

Era julho, estava bem frio. O policial civil Alexandre Rabelo foi convidado a uma partida de Over the Edge, criado por Jonathan Tweet. Foi quando descobri que jogos de tabuleiros iam muito além de Detetive e Jogo da Vida, e que também não se restringiam só aos RPG, diz. Para se ter uma ideia, a história deste boardgame é situada na ilha fictícia de Al Amarja e envolve invasão alienígena e terror extra-dimensional. Minhas noites de sexta-feira nunca mais foram as mesmas.

Desde lá, Rabelo vem sobrevivendo a apocalipses zumbis, já lutou para conquistar tronos e tomou cuidado para não despertar uma entidade cósmica. E isso é só um drops. Há catalogados mais de 86 mil jogos, conforme o site Board Game Geekie.

O professor Maikon Nora é outro apreciador da atividade. Na minha infância, enquanto meus amigos pediam jogos de videogame no Natal e aniversários, eu preferia os de tabuleiro, relembra. Em 2012 reencontrou o hobby e, a partir daí, passou a acumular diversos títulos. Em 2013 fundou, em Pato Branco, o Ducks Boardgame Group.

Para mim, o jogo acaba sendo a cereja do bolo. O que mais importa é estar com meus amigos em volta da mesa dando boas risadas. Os jogos acabam se tornando uma ferramenta para conhecer novas pessoas, acredita Nora.

Essa turma costuma se reunir nas tardes de sábado para jogar. A exceção são os terceiros fins de semana de cada mês, quando Maikon abre seu acervo para os interessados, durante um encontro que acontece no Centro de Convivência do Largo da Liberdade. Junto com os amigos do Ducks Boardgame Group, no penúltimo sábado de cada mês temos um evento em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer aqui de Pato Branco. Esse encontro acontece no Largo da liberdade, das 14h às 17h, e é aberta ao público e totalmente de graça, explica. 

Maikon Nora, professor e entusiasta dos jogos de tabuleiro

O evento vem reunindo cada vez mais pessoas, de todas as faixas etárias. Apenas colocamos a restrição para menores de 8 anos porque os jogos não são muito infantis, conta.

Se você já joga e quer levar algum jogo, ótimo, mas não é preciso.  Essa é uma ótima oportunidade de conhecer novos jogos. E se você nunca jogou, não tem problema, pois teremos jogos para você.

Conversamos com Nora sobre as curiosidades desse universo de jogatina off-line. Nas próximas páginas, vamos mergulhar no tabuleiro e entender porque esse mercado nunca perdeu sua força de consumo — a editora líder no mercado nacional faturou perto de R$ 15 milhões em 2015.

Representação no Sudoeste
Quem está há um tempo no mundo dos jogos de tabuleiro moderno provavelmente já pensou alguma vez em lançar um jogo, por isso dentro do Ducks Boardgame Group há alguns projetos. Mas o designer Thiago Henrique Ferri, de Francisco Beltrão, lançou recentemente seu primeiro jogo. Possessão Arcana é um Dungeon Crawler que já está entre os favoritos do grupo. 

Campeonatos
Existem vários pequenos campeonatos de board games espalhados pelo mundo, e alguns em nível mundial. Há campeonatos espalhados por todo o Brasil do recém-lançado Star Wars: Destiny, por exemplo, e a editora que detém os direitos comerciais do jogo já anunciou um campeonato mundial. O campeonato Brasileiro de Catan garante ao ganhador a vaga para o mundial, que acontece na Alemanha. Nas competições de Carcassonne, o campeão brasileiro ficou entre os 20 melhores do mundo nos dois últimos anos.

Grupo Board Game em um de seus encontros semanais 

ESTILOS

Existem duas escolas dentro dos jogos de tabuleiros modernos: a Alemã (Eurogames) e a Americana (Amerigames, chamado pejorativamente de Ameritrash) 

Eurogames 
Fator sorte reduzido, sobrevalência de estratégia sobre tática, regras secas, tema pouco relevante, jogos tendem a ser mais lineares e curtos. Exemplos: Power Grid, Agricola, Container.

AmeriGAMES  
Carregado de sorte, como rolagem de dados, e o fator randômico muito presente, temática marcante, forte interação entre os jogadores, tema muito presente (geralmente o jogo conta uma estória) e jogos tendem a maiores reviravoltas. Exemplos: Arkaham Horror, Dust, Descent.

Híbridos 
Mistura de elementos de cada um dos gêneros, geralmente pela composição de fatores econômicos de longo prazo com decisões táticas e muita interação. Exemplo: Starcraft, Cyclades, Magnifico.

Celestia, um family game com mecânicas de gestão de mãos e “teste sua sorte”

TOP 5
Nora diz que listar seus jogos favoritos é um problema, porque não será um ranking definitivo. Mas, a pedido, falou sobre seus atuais cinco preferidos. 

Abyss, de Bruno Cathala e Charles Chevallier
Tem as mecânicas de Gestão de Mão, Colecionar Componentes, Force sua sorte, Leilão, Seleção de Cartas. Nesse jogo, os jogadores tentam influenciar os votos no Conselho e se tornar o novo rei dos 7 mares.

Mexica, de WolfGang Kramer e Michael Kiesling
Terceiro jogo da trilogia da máscara, as mecânicas são basicamente Controle/Influência de Área, Sistema de Pontos de Ação. Em 1325, os astecas, depois de uma profecia, resolvem construir uma grade cidade. Mexica traça o desenvolvimento dessa cidade, em uma ilha no lago Texcoco. Os jogadores tentam dividi-la em distritos, colocando edifícios e construindo canais. 

Tabuleiro do Mexica

Letter From Whitechapel, de Gabriele Mari e Gianluca Santopietro
Com mecânicas de Jogo em Equipe, Movimento de Área, Movimento Ponto-Ponto, Posicionamento Secreto. Prepare-se para entrar no pobre e triste distrito de Whitechapel, em Londres de 1888, a cena dos misteriosos assassinatos de Jack, o Estripador. Um jogador joga como Jack e seu objetivo é levar cinco vítimas antes de ser capturado. Os outros jogadores são os detetives da polícia, que devem cooperar para capturá-lo antes do final do jogo. Embora o tema, o jogo não tem Gore algum, é muito imersivo, o tabuleiro respeita exatamente o mapa do distrito de Whitechapel no ano de 1888, informa.

Star Wars Destiny, de Corey Konieczka e Lukas Litzsinger 
Com mecânicas de Construção de Baralho/Peças, Gestão de Mão, Rolagem de Dados, Star Wars Destiny é um jogo de dados e cartas colecionável de batalhas entre heróis e vilões icônicos, que englobam personagens, locais e temas de toda a saga Star Wars. Gosto dele primeiro porque é Star Wars, segundo porque é rápido e muito fácil de explicar.

Battlestar Galactica, de Corey Konieczka 
Com mecânicas de Gestão de Mão, Jogadores com Diferentes Habilidades, Jogo em Equipe, Seleção de Cartas, Votação, o jogo ambienta os participantes no seriado Battlestar Galactica e consegue reproduzir as situações que os personagens da TV sofriam durante os episódios. Cada um joga com um personagem da série, divididos em 4 grupos: Líder Político, Líder Militar, Piloto e Suporte. Um excelente jogo de uma das minhas séries favoritas. Gosto muito mesmo e eu não sou um Cylon (risos).

DESIGNERS

Todos os jogos são assinados pelos seus designers: os responsáveis pelas mecânicas, que é a parte da estrutura do jogo; e os ilustradores, que são os profissionais que dão vida ao jogo. Nora diz que existem jogos abstratos, onde o tema é irrelevante. Mas, para mim, um bom jogo é formado por uma boa mecânica, com o tema bem amarrado. Além disso, temos a editora, que é quem publica os jogos, diz. No meio dos jogadores existe uma certa tietagem, igual acontece com escritores: quem é fã compra tudo o que sai publicado por ele.

A pedido, Maikon Nora fala dos seus designers preferidos:

Bruno Cathala
Francês, criador jogos como Shadow over Camelot, Abyss e A Game of Thrones Hand of the king.

Vlada Chvátil
O tcheco tem um lugar especial no coração do professor, pois foi dele o primeiro jogo com mecânica em tempo real que jogou, o Space Alert. Ele é um dos maiores games designer. Seus jogos são aclamados nos quatro cantos do mundo, diz. Além do Space Alert, ele criou outros grandes jogos, como Galaxy trucker, Dungeon Lords, Codenames e o recém-chegado no Brasil Through the Age – uma nova História da civilização.

WolfGang Kramer
O alemão é o mestre dos jogos que envolvem a mecânica de controle de área, ganhador de vários prêmios. Seus jogos são obrigatórios em qualquer coleção. Mexica Tikal e El Grand são suas principais obras.

Jogos contam com design elaborado

Sérgio Halaban
Talvez o game designer brasileiro mais conhecido fora do Brasil, criador de excelentes jogos como Quartz, Matryoshka e o Sheriff de Nottingham. 

Fel Barros 
Sem dúvida a maior surpresa de 2016 foi o jogo Space Cantina, que rendeu a Fel o prêmio melhor jogo nacional pelo site Ludopedia, tendo destaque também os jogos Encantados, Warzoo e Sapotagem.

DIFERENTÕES

Dancing Eggs
A regra do jogo gira praticamente em torno da rolagem de dados para determinar ações que ocorrerão durante a partida, que vai desde pegar um ovo na caixa e acomodá-lo na posição indicada por um dos dados. A caixa do jogo é uma caixa de ovos como vemos no mercado. 

Cards Against Humanity
Criado em 2009 para ser o mais polêmico possível, Cards Against Humanity alia simplicidade de mecânicas e humor negro a problemas, fatos e situações presentes na cultura pop.

Bohnanza
Lançado em 1997, é o jogo de estreia do conceituado designer Uwe Rosenberg, criador de grandes sucessos por trás de títulos como Agricola e Caverna. O jogo Bohnanza tem uma proposta bastante inusitada: durante a partida, cada jogador é responsável por plantar e colher feijões de diferentes tipos e lucrar em cima de cada safra.

VALE OURO
Por sua raridade, a edição do Monopoly — a versão original do jogo Banco Imobiliário — de 1933, feita pelas próprias mãos do Charles Darrow, que é o designer do jogo, é vendida por US$ 146 mil dólares. A raridade conta com um tabuleiro circular desenhado com uma pena e contém mais de 200 peças individuais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados, compostos pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, contrabandeavam mapas e arquivos para os prisioneiros de guerra usando o jogo.  Além disso, Mikhail Gorbachov, então presidente da União Soviética, distribuiu o jogo para os membros do Partido Comunista durante a abertura econômica do país, para que eles compreendessem melhor a lógica do capitalismo americano.

QUERO MAIS

Ludopedia é o maior portal de jogos de tabuleiro do Brasil

No Youtube
– Covil dos Jogos 
– Meeple Maniacs 
– Jogatina na Batista (Igor Knop)

Artigo anteriorO avião, o piloto, o acidente
Próximo artigoA semeadora

Ultimas Notícias