quinta-feira, maio 26, 2022

Cirurgia Robótica

Mais uma inovação acessível aos pacientes da clínica Oncovita

Os pacientes da Oncovita têm a disposição uma nova tecnologia: a cirurgia robótica, um tipo de procedimento minimamente invasivo utilizado no tratamento de vários tipos de câncer, está na lista de procedimentos que podem ser realizados por intermédio da clínica.

A técnica pode ser considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica, que utiliza pinças e câmeras de vídeo inseridas por meio de pequenos orifícios no abdômen ou tórax, eliminando a necessidade de realizar grandes cortes. Os pacientes da Oncovita que necessitam deste tratamento são operados em Curitiba.

Os equipamentos são controlados por um robô, que por sua vez é operado pelo médico. O método permite inclusive que a cirurgia seja feita a distância. De acordo com o doutor André Bini, oncologista responsável pela clínica, a técnica traz várias vantagens, tanto para o trabalho do cirurgião quanto para a recuperação do paciente.

O paciente se recupera mais rapidamente, com reduções consideráveis de dores e sangramentos no pós-operatório, por exemplo.

“A cirurgia robótica oferece movimentos mais precisos, com redução de tremores, maior precisão e grande angulação de movimentos. O acesso a alguns locais também é facilitado, quando se compara com a cirurgia convencional ou laparoscópica”, diz o médico a respeito da técnica. Segundo ele, a câmera também é capaz de ampliar a imagem em até 15 vezes, além de oferecer imagens em 3D com qualidade muito superior.

Por conta disso, a cirurgia robótica acaba sendo a primeira alternativa para alguns tratamentos de próstata, pâncreas, retroperitônio, pulmão, entre outros, sendo uma importante técnica para várias especialidades, em particular para as cirurgias complexas realizadas na área da oncologia.

Criada nos Estados Unidos como ferramenta médica para uso militar, a cirurgia robótica foi desenvolvida para que médicos pudessem operar combatentes em áreas de conflito à distância. Seus benefícios, porém, levaram a utilização na medicina geral. Segundo o doutor Bini, hoje a técnica já é utilizada em mais de 3500 hospitais norte-americanos, e vem sendo implementada gradativamente no Brasil, com utilização em cerca de 100 hospitais.

Oncovita – Clínica de Oncologia – 46 3225-1211
Rua Itabira, 1615 . Centro . Pato Branco/PR . (Em frente ao Ed. Acapulco)

Diretor Técnico Médico: CRM 15231 . RQE 10977

Ultimas Notícias