quinta-feira, maio 26, 2022

Trabalho em equipe

Aliando tradição e inovação, o Instituto Mussi alcança um novo patamar. Com mais profissionais e estrutura reformulada, a clínica passa a oferecer atendimento e tratamento em diversas subespecialidades da ortopedia e traumatologia.
(Responsável técnico Dr. Fábio Araújo Fernandes CRM-PR: 32004/ RQE: 17696)

Por Nelson da Luz Junior – Fotos Marcel Almeida

Renomada clínica de ortopedia e traumatologia do Paraná vive um novo momento. O Instituto Mussi, que conta com o respaldo dos mais de 40 anos de trabalho do Dr. Paulo Roberto Mussi agora é sinônimo de um coletivo.

A partir da aliança de seis (6) profissionais altamente qualificados, o Instituto passa a oferecer um refinamento ainda maior, dentro das várias subespecialidades da ortopedia, tanto para os tratamentos cirúrgicos, preventivos e os chamados conservadores, que são aqueles que não necessitam cirurgias.

Esta era uma proposta que já vinha sendo construída ao longo do tempo. Além da expertise do Dr. Mussi, há alguns anos o Instituto conta com os serviços dos doutores Henrique Motizuki e Fábio Fernandes. Agora também fazem parte da equipe os médicos ortopedistas Eduardo Dias de Souza, Saulo Fouani de Miranda e Ricardo Augusto Skroch, todos membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Mais do que proporcionar maior fluxo de atendimento, a ampliação do time tem um objetivo principal: oferecer soluções mais especializadas através de um trabalho conjunto e consequentemente mais completo, pois une novas técnicas, aliadas à experiência do que foi bom, continua sendo, ou precisa mudar.

Diariamente, o grupo de profissionais que integram o corpo clínico do Instituto Mussi se reúne para analisar os casos dos pacientes atendidos pela clínica, debater tratamentos, soluções e trocar experiências, porque cada paciente é um caso especial. Nem sempre o tratamento feito para um é adequado para o outro, mesmo que seja a mesma doença.

Esse encontro representa muito bem o momento vivido pela clínica e a medicina, ilustrando um conceito de vanguarda em Pato Branco.

Mesmo que sejam todos médicos ortopedistas, cada profissional exerce uma subespecialidade mais específica. Na mesa de reuniões estão especialistas em cirurgias da coluna; joelho; quadril; ombro, cotovelo; pé, tornozelo, reconstrução e alongamento ósseo, todos graduados e aperfeiçoados nas principais universidades, hospitais e centros de ensino de suas especialidades, no Brasil e no exterior.

O próprio Dr. Mussi justifica a multiplicidade da equipe. Segundo ele, a medicina avança a passos largos e é praticamente impossível acompanhar de forma qualificada todas as inovações disponíveis. “Quando me formei, éramos treinados para uma formação geral, ou seja, abrangíamos todas as chamadas subespecialidades, inclusive bucomaxilofacial. Aliás, tratei muitos afundamentos de malares e fraturas de mandíbula. Hoje, isso não é mais aceitável, pois há uma infinidade de novas técnicas e novos materiais que são indicados caso a caso”, conta o médico.

É um trabalho coletivo que vai além do diálogo. Várias cirurgias, por exemplo, são acompanhadas por mais de um profissional, contribuindo assim para um olhar mais apurado e completo a respeito da situação.

Este patamar é a realização de um sonho do Dr. Mussi, que atua em Pato Branco desde 1979, e é reconhecido pelo seu compromisso de oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade que de fato atenda as necessidades de seus pacientes.

Com esse princípio em mente ele construiu uma carreira sólida pautada em especializações constantes, na busca por novas técnicas e tratamentos. Viagens, congressos, cursos, mestrado, o aperfeiçoamento é quase que uma característica do médico, que foi homenageado com as honrarias Bicho do Paraná e Cidadão Honorário de Pato Branco.

Mas a cidade era muito diferente quando o Dr. Mussi desembarcou por aqui. Naqueles tempos, médicos especialistas eram poucos, ele precisava atuar de forma geral na área de ortopedia e traumatologia.

Havia também outra questão; nem todos os tratamentos estavam disponíveis no interior do estado, o que exigia que pacientes precisassem viajar para grandes centros em busca de soluções ortopédicas, e isso ele não aceitava. Daí a necessidade de sair tanto para buscar qualificação, como nos grandes centros. E isso ocorreu, raramente alguém saia para outro lugar.

O Dr. Mussi queria oferecer acesso ao maior número possível de atendimentos e tratamentos, mas para isso precisaria de parceiros e novas estruturas.

“O Dr. Mussi é o nosso controle de qualidade. Tudo que a gente faz passa pelos olhos dele. Cada um realiza seus atendimentos, mas a gente discute juntos as melhores alternativas, vantagens e desvantagens”, explica o Dr. Fábio Araújo Fernandes, especialista em cirurgia do ombro e cirurgia da coluna.

Dr. Mussi


O Dr. Mussi é graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Centro de Ciências Biomédicas de Curitiba – PR. Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Escola Paulista de Medicina.

Especialista em cirurgia do joelho, nos Estados Unidos com o Dr. James Andrews; em coluna vertebral, na França com o Dr. Jacques Senegas; em micro-cirurgia para Hérnias Discais, na França com o Dr. Destandeau; alongamento e Reparação Óssea, na Rússia; quadril com o Dr. Ritter em Indianápolis, Estados Unidos, entre outras especialidades.

Dr. Henrique


Dr. Henrique Motizuki é mais um profissional com longa caminhada no Instituto. Com cerca de 10 anos de casa, foi o primeiro a integrar a equipe. Graduado e com residência pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Henrique é membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Ele acredita que o trabalho conjunto também representa uma garantia aos pacientes de que seu caso estará sendo melhor assistido. “Na maioria das nossas cirurgias é frequente estar mais de um especialista. Isso é uma segurança para nós e para o paciente”, analisa.

Dr. Fábio


Graduado pela Faculdade de Medicina da UMC, em São Paulo, realizou residência médica em: Ortopedia e Traumatologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Cirurgia do Ombro e da Coluna, ambas pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SP).

Dr. Fábio foi o segundo profissional a integrar a equipe e já conta com, pelo menos, sete anos de Instituto.

Ele também é membro titular das sociedades brasileiras de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), de Coluna Minimamente Invasiva (MISS) e de Trauma Ortopédico (SBTO), o que ilustra outro diferencial da clínica: os seus profissionais fazem parte das sociedades representativas da sua especialidade, o que contribui para o intercâmbio de experiências.

Dr. Saulo


Dr. Saulo Fouani de Miranda destaca a importância da proposta do Instituto para um polo de saúde como Pato Branco. Não é de hoje que pacientes de todo o Brasil buscam solução para seus problemas nas mãos do Dr. Mussi, o que pôde ser ampliado e melhorado com a adesão dos novos profissionais. “Com as tecnologias e opções de tratamento, a comunidade encontra aqui o atendimento que se tem em qualquer capital”, comenta.

Dr. Saulo é graduado pela Universidade Positivo com residência pelo Hospital Universitário Cajuru, e subespecialização em cirurgia do joelho pela mesma instituição. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).

Dr. Eduardo


A equipe conta ainda com o trabalho do Dr. Eduardo Dias de Souza, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com residência médica pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Ele possui ainda as subespecializações em trauma ortopédico, reconstrução e alongamento ósseo, pelo Hospital Universitário Cajuru; em cirurgia do pé e tornozelo, pelo Hospital de Clínicas de Curitiba e Hospital do Trabalhador de Curitiba.

“Na medicina você ganha experiência no dia a dia, então você agrega a bagagem de 40 anos do Dr. Mussi, que já operou e atendeu milhares de pacientes, com a dos demais colegas, e consegue ter maior discernimento, principalmente nos casos mais difíceis”, diz o médico.

Dr. Ricardo


Completa o time o Dr. Ricardo Augusto Skroch, médico pela Universidade Positivo, com residência médica em ortopedia e traumatologia pelo hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Ricardo é especialista em cirurgia do quadril pela Santa Casa de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), além de membro da Sociedade Médica Brasileira de Terapia por Ondas de Choque (SMBTOC).

Com experiência em diversos centros, Dr. Ricardo destaca o espírito de cooperação entre a equipe. “Uma coesão nesse nível é algo notável. Aqui você tem um ambiente de trabalho onde é possível debater um caso que chegou pra mim com outro colega sem nenhum tipo de vaidade. Isso agrega um benefício enorme para a equipe e principalmente para os pacientes”.

Estrutura


Para os profissionais do Instituto Mussi, a excelência técnica só é efetiva se aliada ao atendimento humanizado. Esta sempre foi uma das preocupações do corpo clínico, por entender que o respeito ao paciente e seus familiares é um direito básico, sobretudo em situações de fragilidade por conta de um tratamento ou de uma recuperação.

O Instituto Mussi fica no mezanino do Edifício Max Saúde, com instalações remodeladas. Reformado e ampliado, o espaço possui maior capacidade de atendimento, com duas salas de espera, novos consultórios, salas de reunião, recepção, salas para gesso e curativos e outras estruturas pensadas para garantir maior conforto e comodidade para pacientes, familiares e colaboradores.

A equipe de técnicos e atendentes também é altamente capacitada para atender ao público em geral com agilidade e confiabilidade.

Emergências
Outro diferencial oferecido pelo Instituto Mussi aos seus pacientes é a escala de sobreaviso para emergências ortopédicas, através de um número de whatsApp.

Instituto Mussi
Avenida Brasil, 450 – Mezanino do Edifício Max Saúde
Centro – Pato Branco (PR) – CEP: 85.501-071
E-mail: [email protected] | Fone/WhatsApp: (46) 9.9106-7087
Fone: (46) 3220-2848 | (46) 3220-2850 | Emergência: (46) 9.9918-3916

Ultimas Notícias