quinta-feira, maio 26, 2022

Tratamento com células tronco: parece milagre, mas é ciência e muita dedicação

Primeiro hospital veterinário de Pato Branco, o Hospital Veterinários com Amor está mudando a realidade da medicina veterinária da região Sudoeste do Paraná com o tratamento de células tronco. Uma parceria com a BioCell, empresa com sede em Brasília, possibilitou que o Vet com Amor instalasse uma unidade avançada, com laboratório especializado para a manipulação e armazenamento de células tronco, equipe treinada e capacitada e uma alegria imensa pelos resultados que obtém com os seus pacientes.

“A terapia com células tronco é uma esperança do retorno da qualidade de vida dos animais. Sua aplicação é muito eficiente quando utilizada para diversos tratamentos, das reabilitações ortopédicas até sequelas neurológicas, problemas renais, doenças autoimunes, de pele, intestinais, para melhorar as condições de pacientes em tratamentos paliativos, entre tantas outras”, comenta Karine Pacheco, médica veterinária e gestora do Hospital Veterinários com Amor.

Diferença entre tratamento medicamentoso e com células tronco

Diferente dos medicamentos, que agem especificamente de acordo com a doença, as células tronco são atraídas pelo processo inflamatório, liberando biofatores de acordo com a inflamação. “É por isso que elas tratam tantos problemas, sempre com resultados super positivos. Essas células são capazes de se reproduzir e gerar células novas, fazendo com que tecidos e órgãos se regenerem”, explica a veterinária.

No Hospital Veterinários com Amor, o tratamento é utilizado mais rotineiramente em pacientes com problema medular, por discopatia, problemas na coluna; para animais com doenças imunomediadas; gatos com FelV; pacientes renais; animais idosos, em cuidado paliativo, sem energia, sem disposição; animais atópicos; olho seco; e úlcera de córnea.

“A gente ama principalmente a agilidade que a terapia dá para a recuperação dos nossos pacientes, devolvendo qualidade de vida e oferecendo muito bem-estar. Depois do tratamento, eles voltam a correr sorridentes por aí, e essa é a nossa maior alegria”, fala Karine.

Células tronco + acupuntura

Integrativo e especializado em ortopedia, reabilitação e acupuntura, o Vet com Amor costuma aliar mais de uma terapia para que a recuperação dos pacientes seja mais rápida e efetiva. Karine diz, no caso de pacientes em tratamento com células tronco, que a acupuntura é uma forte aliada. “A acupuntura é altamente benéfica para os pacientes que estão sendo tratados com células tronco. Isso porque as agulhas são capazes de aumentar a resposta de reparação do tratamento, ativando o movimento de células do sistema imunológico, células anti-inflamatórias e os nutrientes importantes para a cicatrização, acelerando ainda mais a recuperação do paciente”, conta. “A aplicação das células tronco em pontos de acupuntura específicos transformam-se em células nervosas vivas, fazendo com que o cérebro consiga se comunicar novamente com certos locais do corpo. Junto com a fisioterapia e o estímulo fisiológico, vemos a recuperação de casos super difíceis de serem reabilitados”, celebra.

Ciência, quando é feita com amor, muda tudo. E muda mesmo!

De onde saem as células tronco?

Muita gente ainda tem dúvida de onde vêm as células tronco. De cordão umbilical? Embriões? Nada disso! Elas vêm da doação de animais adultos.

No Brasil, apenas células tronco adultas são autorizadas a serem utilizadas em tratamentos e precisam ser registradas no MAPA (Ministério da Agricultura). A BioCell, parceira do Hospital Veterinários com Amor, é a única empresa veterinária brasileira que possui esse registro.

No caso dos animais, as doações vêm do tecido adiposo, da medula óssea e da polpa dentária, que são os tecidos em que as células podem ser cultivadas de forma comercial. Os doadores são selecionados através de uma avaliação clínica, com uma bateria de exames. Depois, as células tronco passam por um controle de qualidade para saber se estão livres de fungos, bactérias e micoplasmas. Só aí são distribuídas para o tratamento de diversos problemas.

Veterinários com Amor

Hospital veterinário integrativo, especializado em ortopedia, acupuntura, reabilitação e amor. Atendimento 24 horas – Rua Paraná, 588.

Agende seu horário pelo whatsapp: 46 99972-6438.

Parceiros do Garupa: se precisar de carona, liga pra gente que a corrida até o hospital é por nossa conta!

Ultimas Notícias