quinta-feira, maio 26, 2022

Mesa farta e sem (muito) trabalho

Por Odirlei Mitrut

O fim do ano se aproxima e, para muitos, é a melhor época do ano, sendo momento de reflexão e espiritualidade, mas também de confraternização, seja com a família, amigos ou colegas de trabalho.

Sejamos sinceros: por mais prazeroso que seja preparar um jantar ou aperitivos para uma confraternização, a grande maioria das vezes precisamos desprender de muito tempo e trabalho para que tudo saia como o planejado e que consigamos agradar a maioria – sim, a maioria, pois já desisti de agradar a todos (risos).

Pensando nisso, nada mais justo do que elaborar um cardápio versátil, prático e que possa ser preparado com certa antecedência. Principalmente, que não seja preciso ficar horas na cozinha, ou seja, super indicado para quem tem uma rotina carregada de afazeres. Por que complicar, não é mesmo?

Para fugirmos do óbvio, das carnes assadas, mesas trabalhadas e toda a pompa, pensei em sugerir opções que muitas vezes não são tão familiares, mas que vão dar um ar bem refinado e que, com certeza, vai impressionar seus convidados.

Vamos ao que interessa?

Bruschettas

Minha primeira sugestão é o preparo de bruschettas, que são originarias de Lazio, na Itália, vem da palavra buscato, que significa tostado. De maneira simples, se trata de uma base tostada no formo, sendo ou não regado com azeite de oliva. Essa base pode ser pão italiano, pão de fermentação natural, crostini ou o que for mais acessível em sua cidade. Em últimos casos pode-se utilizar pão francês ou pão caseiro. Lembrando que as primeiras sugestões, são mais indicadas, pois são massas mais densas e que suportam diversos tipos de coberturas. Dessa forma seguiremos o passo a passo a seguir:

1º Passo: Cortar o pão italiano em fatias não tão grossas, dispor em uma forma, regar levemente com azeite de oliva e levar ao forno pré-aquecido a 100°C, por aproximadamente 12 minutos ou até que esteja crocante. O legal é que depois de torrado e frio, guardo em pote hermético, essa “torrada” tem uma durabilidade de 60 dias.

2º Passo: Agora é a hora de usarmos toda a nossa criatividade para brincarmos com os sabores e fazermos combinações diversas, para agradar gregos e troianos. Sugiro alguns sabores interessantes?

Tomate e Basílico

Corte o tomate, retire as sementes e pique em cubos pequenos, tempere com sal, pimenta do reino, folhas de basilico e regue com azeite de oliva e aceto balsâmico.

Montagem: Esfregar um dente de alho cru, nas fatias a serem montadas, com cuidado, escorra levemente o tomate temperado e disponha sobre a torrada. Finalize com parmesão ralado finamente, gotas de aceto balsâmico reduzido e uma folha de basílico.

Bruschetta de tomate e basílico

Gorgonzola, Nozes e Mel

Pegue um pedaço de gorgonzola, esmague com o auxilio de um garfo, acrescente nozes picadas grosseiramente e adicione mel. Misture muito bem até homogeneizar.

Montagem: Nesse preparo, não precisa saborizar a torrada, basta colocar o preparo e regar suavemente com um pouquinho mais de mel.

Bruschetta de gorgonzola, nozes e mel

Creme de ricota, Prosciutto di Parma e Figo

Corte o figo fresco em pequenas fatias, tempere o creme de ricota com uma colher de sopa de geleia de figo.

Montagem: Sobre a torrada, disponha o creme de ricota temperado com geleia de figo, em seguida adicione uma fatia generosa de Prosciutto di Parma, cuidadosamente disposto sobre a torrada e finalize com fatias de figo fresco.

Bruschetta de creme de ricota, prosciutto di parma e figo

Aperitivos

Para complementar esses preparos, vou sugerir mais algumas opções. Isso tudo para você não ter desculpas de fazer isso em casa.

Damasco, gorgonzola e nozes: corte o damasco ao meio, mas sem separar por completo. E coloque no meio uma pequena quantidade de gorgonzola, amassado e misturado com pedaços grosseiros de nozes. Simples assim.

Aperitivo de damasco, gorgonzola e nozes

Tâmaras e morangos: Simples de fazer e muito saboroso, basta cortar a tâmara ao meio, mas sem separar as partes por completo, e acrescentar ao meio um pedaço generoso de morango bem maduro. Esse preparo é comumente chamado de bombom de Dubai. Ele vai te surpreender positivamente.

Aperitivo de tâmaras e morangos

Prosciutto di Parma e Melone: Com o auxílio de um boleador (utilizado para fazer pequenas bolinhas), ou cortando o melão em pequenos cubos, disponha os pedaços sobre uma pequena trouxinha de Prosciutto di parma. Se preferir, pode até enrolar o melão com uma fatia. Fixe com um palito para aperitivo.

Aperitivo de prosciutto de parma e melone

Frios

Rapidamente já temos seis ótimas opções de canapés para surpreender os convidados. O melhor de tudo é que isso pode ser servido apenas em pratos ou travessas baixas, mas também podem compor deliciosas tábuas de frios.

Na hora de montar, leve em consideração:

  • Queijos fortes combinam com preparos mais intensos; queijos suaves, com acompanhamentos menos intensos de sabor.
  • Podemos utilizar, geleias diversas, como frutas vermelhas, damasco e pimenta. Acompanhando frutas como uvas, morangos e phisallys.
  • Acrescentar itens de charcutaria, como salames, copas, tenders, ou o que mais tiver ao seu alcance. Não poupe sua criatividade na hora de montar sua tábua de frios, você não vai se arrepender. Espero ter ajudar de alguma forma a facilitar o preparo das suas confraternizações. Desejo um final de ano abençoado a todos. Boas festas!

*Odirlei Mitrut é chef de cozinha

Ultimas Notícias