quinta-feira, maio 26, 2022

Casa & Interiores: cores do ano para 2022

Por Mariana Salles

Que as cores são capazes de dar personalidade aos ambientes, isso é um fato. Há muito tempo designers de interiores e aficionados por decoração já utilizam esse recurso para despertar sensações, como alegrar, suavizar, tranquilizar, em quem estiver naquele local.

Todo ano, as grandes marcas de tinta escolhem as cores que são tendência. Em linhas gerais, cada uma tem seu método de pesquisa para chegar a uma conclusão, mas todas utilizam uma análise sobre os movimentos sociais, levando em conta itens como o cenário político, a economia, o desenvolvimento tecnológico, condições climáticas e produções artísticas a fim de fazer um diagnóstico sob os sentimentos e expectativas dos consumidores. Ou seja, tudo o que é tendência em um determinado período carrega a história daquele tempo.

No caso das cores, elas refletem o comportamento cotidiano das pessoas em resposta ao que está acontecendo no mundo. Assim, para ser um bom pesquisador de tendências é necessário ter um olhar atento ao presente, ler e interpretar os sinais de mudança para tentar adivinhar o que vai ser necessário no futuro.

No ano de 2022, um dos estudos sobre cores feito pela AkzoNobel , O Colour Futures, que mapeou tendências de comportamento e escolheu o tema “Novos Ares e Redescobertas”. Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel, acredita que os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida — social, econômico, ambiental – e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, “ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo”, avalia.

Não é difícil entender, então, o motivo de as cores mais indicadas como tendência serem o verde e o azul. Confira quais as tonalidades escolhidas pelas marcas e porquê elas foram as indicadas.

Spun Sugar (Pantone)

O azul clarinho foi escolhido por refletir o desejo do equilíbrio à medida em que avançamos por um cenário de mudanças. De acordo com especialistas da Pantone, evidencia nossa necessidade de conforto, clareza e segurança, que satisfazem nosso desejo de ficar com o que é familiar.

(Foto: Freepick)

Eclipse (Suvinil)

Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova que, conforme Michell Lott, consultor de cores da Suvinil, foca nos sentimentos individuais e coletivos, fazendo um convite para o recomeço. “Se perguntassem para qualquer pessoa qual o sentimento mais forte pelo qual ela está passando agora, talvez a resposta fosse difícil. Porque neste momento a gente está sendo atravessado por tantas emoções que às vezes a sensação final é que a gente está no vazio, sem sentir nada. E é nesse momento que lembramos o tanto que é importante sentir as coisas. Queremos sentir nossos amigos, as pessoas que amamos, o pelo do nosso cachorro, sentir nostalgia, felicidade, euforia, a gente quer sentir tudo, até tristeza e revolta”, disse, ao apresentar a cor do ano.

(foto: André Klotz/Divulgação)

Olive Spring (Tintas Renner)

O verde acinzentado bem clarinho apresentado pelas Tintas Renner, em parceria com a PPG, como cor do ano, representa cura, regeneração e resiliência. Chamado pelos seus criadores de “verde relaxado”, eles indicam que ela seja combinada com materiais naturais em ambientes internos e externo, ficando especialmente linda quando combinada com móveis de forma arredondada.

(Foto: Divulgação)

Creme de Papaia (Eucatex)

Inspirado no nascer e no por-do-sol, a cor 2022 da Eucatex é um laranja claro escolhido para agradar principalmente a geração Z, que chega à ponta do mercado consumidor brasileiro. Ao contrários das outras cores, que são opacas, o Creme de Papaia faz parte das cores-bright, ou cor-luz, nas quais predominam energia e vigor.

(Foto: Divulgação)

Melodia Suave (Coral)

Azul claro que dá aos ambientes um clima de “arejado”, a cor foi escolhida pela Coral através do conceito que transmite o desejo universal de reinvenção de todos os aspectos da vida a partir do ano que vem.

(Foto: Divulgação)

Neblina Perene (Sherwin-Williams)

Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-William, fala, sobre a escolha desse verde-acinzentado como cor do ano de 2022, que a marca decidiu manter o equilíbrio e ritmo dessa transição para um tempo de quietude. Para ela, abraçar a ideia de MODO (Maneira, Original, Dreamland e Ocasional) no design inspira um novo jeito de ser à medida que se explora além do que era familiar.

(Foto: Divulgação)
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